terça-feira, 1 de setembro de 2009

À ESPERA DE SOFIA


Muito provavelmente este seja o último post por um bom tempo.Tenho andado extremamente cansada e agora na contagem regressiva para a chegada da Sofia.
Chegar ao 7º mês dá uma certa sensação de alívio porque até então você nunca tem a certeza se tudo vai dar mesmo certo.Agora é esperar que ela cresça a cada dia e saia para matar nossa curiosidade sobre com quem ela vai se parecer mais.
Eu costumo brincar dizendo que estou sem foco e na verdade eu tenho foco e atende pelo nome de Sofia.Não consigo me concentrar em mais nada que não seja relacionado à ela e até onde eu sei,é completamente normal.Tenho muita coisa para resolver até ela chegar e o tempo parece passar bem rápido.
Bom,é isso...deixar as coisas prontas,chá de bebê,maternidade,ansiedade... tudo mudou e vai continuar mudando.Quem sabe no ano que vem eu não volte a me inspirar e escrever novamemte.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ninguém merece



Ai..acordar ao som de Fábio Jr e Roberto Carlos é o tipo de coisa que pode acabar com meu humor pelo resto do dia.Não sei qual o problema que algumas pessoas tem que precisam ouvir música num volume que o bairro inteiro ouça.E digo o bairro inteiro porque o som vem de 2 prédios de distância.Não bastando isso,sempre tem algum infeliz reformando algum apartamento e aquele barulho de furadeira o dia inteiro é de deixar qualquer um a ponto de cometer homicídio.Ao menos não estão ovindo Fresno,do contrário eu já estaria nas manchetes do jornal:"Grávida surta e mata jovens em plena luz do dia".
Tenho andado extremamente cansada por conta do crescimento da barriga e muito nervosa por conta dos probleminhas cotidianos que tenho que resolver.Deveria ter ido ao Procon hoje fazer uma reclamação contra a "NET" que resolveu dobrar minha fatura este mês e contra o Extra que me cobra uma fatura de um cartão que nem tenho.Isso tudo cansa muito.Não é o tipo de preocupação que uma grávida deveria ter...Essas pendências cotidianas dão muita dor de cabeça.Eu nem acredito que a novela do "Detran" acabou!Nçao quisemos pagar despachante para retirar a documentação do carro e no final,eles me enrolaram tanto que acabei perdendo o prazo de entrega,ou seja,a multa que teremos que pagar pela demora é maior que o valor que pagaríamos ao despachante....Essa máfia toda me dá nojo...vontade de mandar todo mundo para aquele lugar.
Sem contar um monte de outras instituições que sempre tentam extorquir nosso suado dinheirinho...se eu ficar pensando muito nisso,vou ficar tãp deprimida que não vou mais querer sair da cama.
A Sofia logo chega por aqui e este deveria ser um momento tranquilo e feliz.Agora já estou na cotagem regressiva para a sua chegada e ao menos,resolver as coisas que faltam,coisas que são relacionadas à maternidade me dão alegria.Me fazem esquecer o quanto as pessoas lá fora podem ser mesquinhas.
Vou torcer que agora que estou mais tempo em casa,eu consiga abstrair um pouco e não pensar nas coisas que me tiram do sério!Pensar nas borboletas do quarto dela,nos mimos e no quanto a minha pequena é querida...Não pareço eu falando,mas maternidade tem dessas coisas,não é?Não tem como não mudar...que seja para melhor,sempre.

domingo, 23 de agosto de 2009

Proud Mary


“Big wheel keep on turning,
Proud Mary keep on burning,
Rolling, rolling, rolling on the river.”

Me lembro de vê-lo dançando ,sorrindo e contando piadas infames sobre o cara que morreu de “marechal” ou de “sinusite”.Queria que esta fosse a lembrança mais forte que tenho dele,mas não é.Com o tempo já não sorria mais e fazia parecer que a vida era um fardo.Toda vez que ouço Creedance Clearwater Revival eu me transporto para os dias que ele parecia feliz e a música me contagia de tal forma que me sinto criança novamente.
Quando não ouvíamos Creedance,dançávamos Ney Matogrosso e Rita Lee para minha mãe.Inventávamos fantasias e coreografias e naqueles momentos éramos uma família feliz.
É incrível o poder que a música tem de marcar momentos de nossas vidas e nos transportar a lembranças que às vezes parecem esquecidas.
Meu amigo Fábio postou sobre música em seu blog recentemente e me fez lembrar do quanto algumas delas definem momentos importantes de nossas vidas.
Eu lembro que o primeiro disco que comprei na vida foi um do Led Zeppelin- Houses of the Holy – e eu nem era assim tão fã da banda,mas era um álbum tão lindo que ouvi até gasta-lo.
Quando ouço a “Arca de Noé” do Vinícius,eu volto para o jardim da casa que morava,para a minha bacia de alumínio gigante que virava disco voador.
Na adolescência eu jurava que nunca deixaria de ouvir rock ,punk e heavy metal,no entanto,o tempo passa e eu percebo que ouço muito mais MPB do que qualquer outra coisa...quem diria?
Agora mesmo estou ouvindo clássicos da Disney...não só porque eu sou louca pelos desenhos,mas porque acho que a maternidade tem dessas coisas.Você não quer ouvir nada muito pesado para não assustar o bebê!hehehehe
Minha coleção musical é tão eclética que não sei se alguém poderia me definir pelas músicas que ouço.
Ontem ouvimos A-ha , Ugly Kid Joe,Queen,Prince,Madonna....e hoje to aqui ouvindo Beauty and The Beast!E pensar que há uns 2 anos atrás eu fui num show do Linkin Park!rs
Pena que não há música que mude algumas pessoas.Eu fico com as lembranças felizes na tentativa de compensar uma realidade não tão empolgante.Ouvindo Proud Mary e imaginando o porque ele nunca mais foi como costumava ser: feliz.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Nova Inquilina



Bom,eu resolvi ficar com o blog para as textos mais pessoais e deixar os contos para o recanto das letras.
Essa foto é da joaninha que apareceu aqui em casa.Ela estava no banheiro,mas eu a transferi para as plantas que temos na área de serviço.Na verdade só a vi no primeiro dia,mas quero crer que ela ainda mora aqui.
Sempre adorei joaninhas e havia muito tempo que não via uma.Dizem que é bom agouro,mas independente disso,gosto da idéia.
Eu li que elas chegam a viver até 6 meses e tive a esperança que a Sofia pudesse conhecê-la...enfim,vou ficar na torcida de vê-la novamente.Quem sabe ela não aparece e fica por aqui definitivamente...rs

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

P de p.....


Na época que trabalhava na Navegação,resolvi cursar Logística na esperança que a faculdade pudesse acrescentar um pouco mais de conhecimento à minha rotina do escritório.Bobagem!A piada que fazem à respeito da Faculdade é que se você não entrar eles te dão um carro,tamanha é a facilidade.E reamente era verdade,o vestibular era bem ridículo.Não à toa a sala estava lotada de pessoas que há muito não sabiam o que era um livro...Para ser bem honesta,muita gente na sala não sabia subtrair 10% de 100!Sem exagero.
Bom,estava eu lá na sala de aula com os outros 50 e poucos homens e umas 10 mulheres quando o professor de Produção e planejamento entrou.Só pela cara dele ao entrar na sala dava para perceber que ele havia notado que não seria uma aula comum.Muitos dos alunos pareciam ogros,falavam e se comportavam como tais.O professor então resolveu começar sua aula dando um exemplo bem simples de exercício para avaliar se a classe conseguiria acompanhar sua matéria:
— Vamos imaginar que o João tenha uma padaria.Nesta padaria ele possui 3 fornos e que cada forno tenha a capacidade de prodizir 10 pães por dia.(sim,o exemplo era esse mesmo!)Quantos pães João produzirá em um mês?Para descubrirmos,usaremos a seguinte fórmula: 10P x 3F X 30D = 900 P ,ou seja,no final de um mês,João terá produzido 900 pães.Alguma dúvida?
Eis que um cidadão se levanta com sua melhor cara de aluno inteligente e pergunta:
— Professor,esse "P" na fórmula seria de pães?
Neste momento,esta pessoas que vos fala não se aguentou,levantou e respondeu antes que o professoor pudesse dizer qualquer coisa:
— Não imbecil!É P DE PORRA!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Saturnino de Brito


— Amanda Reformas de móveis, bom dia!
— Bom dia, eu gostaria de um orçamento para pintar um berço.
—Sim, claro. Qual o endereço por favor?
— Rua Saturnino de Brito...
—SatRurnino...
—Não moça, SatuRnino...

E nessa hora eu acho que ele, o próprio Saturnino de Brito se contorceu em seu túmulo tamanha a ignorância da pobre atendente.
Tudo bem que eu não sei quem foi Carvalho de Mendonça nem muito menos sei quem Conselheiro Nébias aconselhava, mas morando em Santos é mesmo uma vergonha que nós Santistas saibamos tão pouco ou quase nada à respeito de pessoas tão importantes como Saturnino de Brito e Vicente de Carvalho.
Não lembro de ter aprendido História de Santos na escola, mas mesmo que fosse matéria obrigatória, duvido que alguém guardasse este tipo de informação. Sei que a grande maioria das coisas que me ensinaram nunca me serviu para nada. No entanto, acredito que Saturnino de Brito e Vicente de Carvalho deveriam estar incluídos nas orações diárias de todos os Santistas. Deveria existir feriado municipal para homenageá-los.
Bom, e para quem ainda não faça idéia do que estou falando, Saturnino de Brito foi o brilhante Sanitarista que projetou os canais de Santos, canais cujos quais sem eles seria impossível continuar vivendo aqui após 10 dias de chuva como acabamos de ter.
Quanto ao jurista Vicente de Carvalho, ele foi responsável por fazer com que possamos freqüentar a praia. Para quem não sabe, antes de existir o jardim na orla, havia um projeto que aprovava a construção de prédios em toda a faixa de areia, ou seja, o acesso à praia seria privilégio de poucos.
Mas quem se importa,não é mesmo?
Eu sei que me irrita muito toda vez que alguém tem dificuldade de pronunciar um nome que nem é tão difícil.
Não sei o que me entristece mais: o fato da História local não ter destaque nas escolas ou saber que se tivesse, ninguém daria a mínima.
Um pouco de cultura nunca fez mal a ninguém e, com certeza, Português também não.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

*A Vingança de Olívia* Conto integrante da antologia do 1º Concuros literário de contos de Porto Seguro*


Mais um texto meu será publicado!Essa sensação é muito boa.É o terceiro desde comecei a participar de concursos literários no ano passado:

*************************************************


"A vingança é um prazer que dura apenas um dia; a generosidade, um sentimento que pode trazer felicidade para sempre." ( Friedrich Ruckert )
Se esse tal de Friedrich tivesse conhecido Olívia,certamente mudaria sua frase para: “A vingança é um prazer que dura vários dias e que pode ser saboreado eternamente”
Não estou falando da velha Olívia,aquela pessoa tão pacata que na maioria das vezes passava completamente despercebida onde quer que fosse.Não,a velha Olívia,nunca se aventurou ou se arriscou .A velha Olívia desconhecia a palavra “vingança”.
Desde a infância, Olívia sempre fora uma menina quieta,introvertida e de poucos amigos,mas entre eles, estava Cíntia,amizade conservada até sua vida adulta.
Olívia teve alguns namorados e como toda mulher,também teve algumas desilusões.
Estudou Administração na USP e pouco tempo depois de ter saído da Faculdade,passou em um concurso público como auxiliar administrativo.Tal estabilidade,proporcionou à Olívia uma vida confortável,sem muito luxo,mas também sem muitos problemas.Aos 28 anos,orgulhava-se de ter suas contas sempre em dia e de poder se manter sozinha num apartamento próximo à estação Sumaré.
Cíntia sempre foi visita constante no apartamento,principalmente quando as duas resolviam ir ao cinema ou à algum show na Vila Madalena.Morando do outro lado da cidade e sem ter carro,Cíntia acabava ficando com Olívia nos finais de semana.
Certo dia,quando conferia sua fatura do cartão de crédito,Olívia quase enfartou ao notar que o total de sua conta havia triplicado em relação ao último mês: Compras em lojas de grife,casas noturnas, produtos eletrônicos de última geração e aulas de Frevo????
“Cíntia,isso não é possível!Como tudo isso veio parar no meu cartão? – Perguntava indignada à amiga ao telefone
“Calma,amiga!Seu cartão deve ter sido clonado.Liga na operadora,explica o que aconteceu e já cancela o cartão” – Aconselhou a amiga.
“Sim,sim!Isso mesmo.Vou ligar e já cancelo esta porcaria!Onde já se viu!Aulas de frevo!Não vou pagar por tudo isso” – E assim que desligou o telefone,Olívia imediatamente ligou para a operadora de seu cartão de crédito:
“Como assim eu tenho que pagar?... Moça,você não está entendendo,meu cartão foi clonado...eu sei,eu sei,mas não vou pagar pelas coisas que outra pessoa está usando...Tudo bem,eu vou providenciar estes documentos e volto a ligar”
Conclusão: Para cancelar seu cartão,Olívia teria que quitar seus débitos ,entrar com um pedido de revisão da fatura e provar que não havia feito tais compras,só então ela teria seu dinheiro ressarcido após um processo que poderia levar de 30 à 45 dias .
Foi então que no auge de sua revolta,Olívia ligou para Cíntia pedindo que fosse encontra-la pois queria deixa-la a par de sua idéia.
“Olívia,isso é loucura!Você não pode fazer isso” – Disse Cíntia após ouvir o plano maluco da amiga.
“Como não?Essa mulher – suponho que seja uma mulher – está levando uma vida muito mais interessante que a minha usando meu nome.Eu tenho que conhece-la antes de cancelar o cartão.Quero ver até onde ela vai com essa mentira.Por isso vou me inscrever naquelas aulas de Frevo que ela freqüenta” – e assim,no dia seguinte,lá estava Olívia na academia de dança,ansiosa pelo que estava por vir.
“Nome,por favor?”
“Olí....O....Odete!Isso,Odete Cabral”
“Forma de pagamento?
“Dinheiro.Olha,uma amiga minha me indicou a academia só que ela esqueceu de me dizer o horário que ela fazia.Você poderia me informar?O nome dela é Olívia Palmieri”
“Que coincidência,ela faz no próximo horário,a aula começa em 15 minutos.Você já vai querer começar?”
“É mesmo!Nossa,incrível essa coincidência!Hoje só vou olhar,obrigada.
Durante os 15 minutos que se passaram,Olívia se perguntava quem seria a impostora e se conseguiria identifica-la facilmente.O que diria à ela?
Quando a aula começou,Olívia que estava sentada apenas assistindo à aula teve uma imensa vontade de gritar seu nome para ver se alguém iria responder,no entanto,não foi preciso,a falsa Olívia parecia ser a aluna mais popular da sala.Todos pareciam saber seu nome e por incrível que pareça,Olívia,agora Odete,também havia se afeiçoado à impostora.Seja qual fosse seu verdadeiro nome,a outra era uma pessoa cheia de vida,uma pessoa que esbanjava alegria,alguém que a própria Olívia gostaria de ser.Quando a aula terminou havia uma certa euforia e parecia que os alunos estavam combinando de ir até um barzinho ali perto.Olívia não se fez de rogada e logo se apresentou.Apertou a mão de sua “clone” com um sorriso no rosto e logo fora chamada para se juntar ao grupo.
Nas horas que seguiram,Olívia percebeu que nunca havia se divertido tanto.Parecia que conhecia a tal impostora há anos.Imaginava se teria coragem de desmascara-la na frente de todos.Contaram piadas,descobriram o quanto não tinham em comum e falaram de planos para o futuro.Na hora de pagar,a cara-de-pau,sem-vergonha ainda se ofereceu para pagar a conta da mesa!Com cartão de crédito clonado, obviamente.
Durante o tempo que conversaram Olívia ficou sabendo que a “clone” – como passou a chamá-la mentalmente- havia comprado uma passagem para o carnaval de Olinda naquele mesmo dia.O Carnaval começava em uma semana e durante uma semana,a “clone” tentou convencer Olívia,ou Odete,como era conhecida,a viajar com ela,tamanha “amizade” que haviam feito.Olívia disse que não poderia por conta do trabalho.
Cíntia não acreditava que Olívia não havia denunciado a impostora.Na verdade, achava que essa amizade das duas era uma loucura.Mal sabia ela que de louca Olívia não tinha nada e que a amiga já tinha um plano nas mangas e para que tal plano fosse executado,Olívia havia convencido a melhor amiga a ficar com seu cartão de crédito durante o carnaval para que ela fizesse pequenas compras em seu nome,compras de valores insignificantes.
No dia da viagem,Olívia,a verdadeira,se apresentou ao balcão da companhia aérea com bastante antecedência e alertou a polícia de que uma outra mulher tentaria embarcar usando seu nome.
Algum tempo depois,lá estava ela,a “clone”.Olívia nunca se esquecerá da expressão de felicidade ao ver a nova ex-amiga no aeroporto e ainda mais inesquecível era a expressão de desespero e decepção ao perceber que havia sido desmascarada.
Olívia embarcou no avião com a imagem da “clone” sendo levada pelos policiais.Não sentiu remorso.Sentia que havia ficado mais esperta depois dessa experiência .
Quando voltou de Olinda,era outra pessoa.Pensou até em agradecer à Ivone - verdadeiro nome da impostora – pelo melhor carnaval de sua vida: Arranjou até um namorado!
E quando então a nova fatura do cartão de crédito chegou,com compras efetuadas em em São Paulo no período em que estava me Pernambuco,Olívia entrou com o processo de ressarcimento junto à operadora do cartão de crédito ,informou sobre a prisão de Ivone e conseguiu seu dinheiro de volta.Essa foi a melhor vingança que poderia ter: Aproveitar a vida ao máximo,namorar muito e viajar sempre que possível.Esta é a nova Olívia.