sábado, 31 de janeiro de 2009

TRILHA SONORA


Hoje eu pensei em mudar a música do meu perfil do Orkut e não imaginei o quanto seria difícil.A que está tocando atualmente é a La Belle de Jour,do Alceu Valença.Eu mesma não tenho um único cd dele,mas suas músicas me trazem uma coisa tão boa.Quando ouço alguma música dele eu sou transportada automaticamente para um momento mágico em Trancoso ou Arraial d’Ajuda,no final da tarde,vendo o sol se por com aquela sensação de férias,de que o tempo não importa e de que as responsabilidades ficaram bem lá atrás.Tudo isso porque em uma das vezes que fui para Porto Seguro,fiz um passeio até a praia do Espelho,que é considerada uma das praias mais lindas do mundo.Eu estava sozinha,numa van com estranhos e essa era a trilha sonora.Desde então,toda vez que ouço Alceu Valença eu volto aos lugares mais lindos que já vi.Não é só a lembrança de um lugar,mas de todas as sensações que estavam envolvidas naquele momento.Pessoas felizes,de férias,jovens dançando forró na praça do shopping em Arraial,pé na areia,MPB no Beco das cores.Só quem esteve lá sabe do que estou falando.
Bom,o mesmo acontece quando ouço Fagner.Eu não gosto de Fagner,mas quando tinha uns 4 anos,fizemos uma viagem à Salvador para visitar um primo e este presenteou meu pai com uma fita cassete do Fagner.Toda vez que ouço Fagner,vou parar em Salvador e falando nisso,foi em Salvador que aprendi como os cheiros também te transportam para lugares e lembranças de forma igualmente real.O Shopping Iguatemi de Salvador tem um cheiro tão característico ( dos Shoppings Iguatemi ) que toda vez que sinto esse cheiro eu volto aos meus 4 anos,volto à Salvador e igualmente pelo mesmo motivo,mal consigo suportar o cheiro de Acarajé,que era o odor mais sentido naquele lugar.
Uma outra baiana também me deixou traumatizada: Daniela Mercury.Nossa,eu devia ter uns 17 anos,fomos de Santos à Serra Negra ouvindo o mesmo cd,aquele que tem aquela música chata que diz : “A cor dessa cidade sou eu....” e assim vai.
Ney Mato Grosso e Rita Lee me lembram as apresentações que eu e minha irmã fazíamos para minha mãe na sala de casa.Enroladas em tules,camisolas,a gente dançava e dançava...
Algumas músicas podem mudar nossas vidas.Sonífera Ilha definitivamente transformou a minha.Se não fosse por esta música,não teria conhecido meu grande amor.
Se eu for falar de todas as músicas e cheiros que me remetem à alguma lembrança especial,certamente não terminaria este texto hoje.O fato é que a vida com trilha sonora é muito mais intensa.
Você já parou para pensar na trilha sonora da sua vida?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FÉRIAS


“Quer conhecer alguém?Viaje com a pessoa ou então more junto” - minha avó costumava dizer à minha mãe.
Passei 2 semanas viajando e quando voltei percebi que conheci mais a mim mesma que a qualquer outra pessoa.Não é a primeira vez que isso acontece e na verdade,o melhor jeito de entender outra pessoa,é entendendo a si.
Sai de casa aos 21 anos para morar numa república com outras 5 meninas.Convivência difícil,pessoas muito diferentes.Depois disso,a única pessoa com a qual eu consigo conviver harmoniosamente por um longo período é meu marido e mais ninguém.Não que os outros sejam difíceis,eu sou difícil.Sou chata mesmo e tenho consciência disso.
O fato é que essa última experiência me ensinou um bocado sobre meus limites,meus gostos,minhas convicções.Aprendi bastante sobre ou outros também .
Senti mais falta de casa do que nas outras vezes,no entanto não senti a menor falta das minhas tarefas domésticas ou do trabalho em si.Tirar férias é tão bom!Por isso tanta gente pensa em morar onde tira férias...Ilusão!Quando você mora onde as pessoas tiram férias,você não está de férias e seus problemas cotidianos vão com você onde você for:contas a pagar,responsabilidade,horários...Era tão bom não ter hora para acordar,não ter compromisso com nada e nem saber que dia da semana era.
Essa última viagem me fez pensar se ainda quero morar fora.A idéia é legal,mas ficar longe das pessoas que eu amo é muito ruim.Senti falta dos meus amigos,da minha gata,do supermercado,do cinema.Lugar de passar férias é só para passar as férias mesmo,mas estas podiam durar um pouco mais.Poderiamos ter 2 meses de férias por ano.
Outra coisa importante,se você mora onde as pessoas tiram férias,não invente de convidar mais pessoas do que você pode de fato dar atenção,muito menos se estas não tiverem nada a ver entre si.Convide um casal de amigos com filhos,no máximo.Duas amigas talvez,mas não misture amigos e família,pessoas com idades muito diferentes porque pode ser um problema maior do que você imagina e então as férias dos outros passam a ser sinônimo de dor de cabeça para você.
Nem imaginava que tirar férias poderia me ensinar tanta coisa.Difícil agora é voltar à realidade e organizar todas as coisas que ficaram pendentes enquanto estava fora.Quando conseguir terminar de organizar tudo,já vou estar precisando de mais férias!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Considerações de ano novo


Ano novo é uma festa!Todo mundo comemora o fim daquele ano que já deu o que tinha que dar.
Na última semana do ano a bruxa parecia estar solta e todo mundo parecia estar cansado de 2008...Não só isso,vários casais que conheço se desentenderam,um monte de gente decidiu resolver assuntos mal resolvidos,enfim,ano novo é mesmo uma oportunidade de se começar algo com as melhores intenções possíveis.
Comigo não poderia ser diferente.Não tenho muitas resoluções de ano novo,mas tinha algumas pendências que não queria que seguissem no ano que começou.Em 2008 muita coisa aconteceu e eu finalmente senti uma mudança significativa em relação às minhas convicções e ponto de vista.Por exemplo: me aproximei mais dos amigos queridos e percebi o quanto eu prezo minha relação com eles,o quanto me são queridos;fiz novos amigos,conheci melhor alguns outros e mais importante,me conheci um pouco mais a ponto de entender que eu acredito no amor acima de tudo e o quanto sou feliz por ter amor em abundância na minha vida.
Bom,não era nem disso que eu queria falar.Queria falar mesmo da noite do ano novo que foi bem divertida ,com alguns pontos altos que agora estou com preguiça de descrever...
Não,também não era sobre a noite do ano novo,era sobre um pouco de tudo,mas um pouco de tudo iria demorar muitas páginas,então vou resumir em algumas considerações para que eu sempre me lembre ao ler esse texto:
• Sem dúvida nenhuma ,ver Ká tentando convencer o cachorro do mendigo a achar seu dono e depois a Vanessa imitando o Morrisey foi simplesmente de morrer de rir!Não tem jeito melhor de começar o ano.
• Eu tenho que deixar de ser trouxa e aprender a dizer “Não” de vez em quando sem ser extremamente grossa!
• Sei que estou longe de ser perfeita e assim não posso exigir perfeição de ninguém,mas tenho um amigo que é expert em arranjar namoradas que são extremamente chatinhas
• Queria que todo mundo entendesse o conceito de “self-absorbed” porque em português não é tão legal quanto o significado em Inglês.Essas pessoas que são assim não conseguem entender que existe muito mais no mundo do que o limitado espaço que as cerca.Acreditam ser mais importantes que o resto do universo e que tudo que diz respeito às suas vidas é extremamente interessante para o resto dos mortais.
• Um pouquinho mais de glamour também não faria mal
• Definitivamente tenho que aprender a controlar a matraca um pouco mais!
Enfim,vamos tentar melhorar sempre,né?
Feliz 2009!