quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FÉRIAS


“Quer conhecer alguém?Viaje com a pessoa ou então more junto” - minha avó costumava dizer à minha mãe.
Passei 2 semanas viajando e quando voltei percebi que conheci mais a mim mesma que a qualquer outra pessoa.Não é a primeira vez que isso acontece e na verdade,o melhor jeito de entender outra pessoa,é entendendo a si.
Sai de casa aos 21 anos para morar numa república com outras 5 meninas.Convivência difícil,pessoas muito diferentes.Depois disso,a única pessoa com a qual eu consigo conviver harmoniosamente por um longo período é meu marido e mais ninguém.Não que os outros sejam difíceis,eu sou difícil.Sou chata mesmo e tenho consciência disso.
O fato é que essa última experiência me ensinou um bocado sobre meus limites,meus gostos,minhas convicções.Aprendi bastante sobre ou outros também .
Senti mais falta de casa do que nas outras vezes,no entanto não senti a menor falta das minhas tarefas domésticas ou do trabalho em si.Tirar férias é tão bom!Por isso tanta gente pensa em morar onde tira férias...Ilusão!Quando você mora onde as pessoas tiram férias,você não está de férias e seus problemas cotidianos vão com você onde você for:contas a pagar,responsabilidade,horários...Era tão bom não ter hora para acordar,não ter compromisso com nada e nem saber que dia da semana era.
Essa última viagem me fez pensar se ainda quero morar fora.A idéia é legal,mas ficar longe das pessoas que eu amo é muito ruim.Senti falta dos meus amigos,da minha gata,do supermercado,do cinema.Lugar de passar férias é só para passar as férias mesmo,mas estas podiam durar um pouco mais.Poderiamos ter 2 meses de férias por ano.
Outra coisa importante,se você mora onde as pessoas tiram férias,não invente de convidar mais pessoas do que você pode de fato dar atenção,muito menos se estas não tiverem nada a ver entre si.Convide um casal de amigos com filhos,no máximo.Duas amigas talvez,mas não misture amigos e família,pessoas com idades muito diferentes porque pode ser um problema maior do que você imagina e então as férias dos outros passam a ser sinônimo de dor de cabeça para você.
Nem imaginava que tirar férias poderia me ensinar tanta coisa.Difícil agora é voltar à realidade e organizar todas as coisas que ficaram pendentes enquanto estava fora.Quando conseguir terminar de organizar tudo,já vou estar precisando de mais férias!

Nenhum comentário: