quarta-feira, 12 de setembro de 2007

QUANDO O TEMPO PÁRA


Há dias em que o vento pára. O barulho continua, mas o ar não se move. Em Santos isso é bem comum, talvez por causa da serra do mar. Hoje por exemplo, o dia amanheceu tão bonito e a tarde já trouxe aquele aspecto sombrio de chuva, mas essa chuva não cai.
O tempo simplesmente pára por aqui. Como se também o tempo quisesse contemplar o próprio tempo. É um exercício válido, a contemplação. Gosto de parar e contemplar a paisagem. Embora a cidade não pare de crescer e essas construções pareçam cada dia mais barulhentas, o tempo costuma parar no meio da tarde e eu aproveito e durmo quando posso,porque isso tudo isso me dá sono. Sou uma pessoa noturna. Meu raciocínio fica lento durante o dia, preguiçoso tal qual o dia de hoje. À noite, quando todos dormem, meus pensamentos voam. Talvez nesse momento algumas pessoas estejam na praia, a contemplar o mar... Enquanto outras se matam de trabalhar. Não, não estou nadando em dinheiro, muito pelo contrário.... Às vezes também sorteio as contas que vou pagar no mês, assim como na piadinha, mas está bom assim.
A vida é mais light hoje com contas e tudo do que quando não tinha tempo de gastar o dinheiro que ganhava. Quando não tinha tempo de parar e olhar o que está à minha volta. Isso não traz dinheiro, mas me traz paz de espírito. Sei que parar para olhar para dentro muitas vezes é doloroso. Trabalhamos tanto, corremos tanto que quando tempo algum tempo não sabemos o que fazer com ele e na verdade, acredito que não queremos saber.
Auto-análise pode ser fatal para algumas pessoas: perceber que sua vida passou e você não fez nada além de correr, trabalhar, pagar contas.... No meu tempo livre eu escrevo, como agora. Escrevo por horas. Escrevo crônicas, poesias pobrinhas, contos malucos e no fim, posso dizer que desde que me propus a fazer tudo isso, minha qualidade de vida melhorou muito.


Às vezes me desespero com o tanto de coisas que quero e tenho que fazer e o tão pouco tempo que pareço ter. O tempo não é pouco, mas meu ritmo há muito é lento... Embora acelerada na maior parte da vida, gosto de fazer as coisas no meu tempo e meu tempo é como o dia de hoje, preguiçoso... Parado... Meu tempo foi feito para contemplar, não para correr. Meu tempo é de viver, devagar, um dia de cada vez, no ritmo da rede na varanda, de frente para a praia acompanhada por uma água de coco e um bom livro! E me aborreço quando percebo que na verdade, sou mais preguiçosa do que esse tempo que passa. Enquanto tento saborear um bom dia, uma semana já se foi...
Não sou retardada, mas talvez assim consiga retardar o tempo em mim. Envelhecer me apavora e ainda bem que dessa forma, ninguém diz que eu tenho a idade que tenho. Os pensamentos estão sempre a mil por hora,mas meu corpo não consegue acompanha-los.

Então eu paro, sento, escrevo, durmo e vivo....Estou feliz aqui. Estou feliz agora.


2 comentários:

Dani Marino disse...

Sensacionaaaaaaaaaal!Meu Blog tá gigante!Nossa,como eu escrevo!Rssss...E como eu "amo muito tudo isso" (argh...a frase agora é marca registrada do Trash Donald's)Sou minha fã nº1!!!!Alguém tinha que ser,né?

me myself Alê disse...

Oieeeee
Ri muito c sua msgem no cell
Postei nossa foto da pizza no meu blog, mas saiu totamente desfocada :-(
bjoksssssssssssssssss