quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Excessos, fanatismo e obsessão


O título já diz tudo e, embora sejam três palavras, para mim estão muito próximas, se não forem sinônimos.
Ao longo de toda minha vida, eu tenho aprendido que buscar o caminho do meio é sempre a melhor saída seja lá para o que for. No meu caso, variando entre extremos tão opostos, trilhar o caminho do meio não é nada fácil, mas tenho percebido que o meio-termo não é fácil para ninguém.
O limite entre o que é considerado "normal" e "aceitável" para o comportamento fanático ou obsessivo é muito subjetivo, sendo assim, se torna ainda mais difícil sabermos se passamos ou não da linha.
Por conta da bipolaridade, eu mesma acabei me impondo limites de forma que eu pudesse identificar com mais facilidade caso eu estivesse indo para o lado de cima ou de baixo e acredito que isso tenha me proporcionado uma certa habilidade para detectar pessoas que tenham um comportamento que beire o extremo, assim, eu posso tratar de me afastar o quanto antes.
Recentemente, me envolvi em um mal-entendido com um colega de classe por conta de religião. Logo eu, que sou uma pessoa que tem amigos de quase todas as religiões, me pego agora sendo chamada de anti-Cristo por um senhor fanático que se diz cristão. Descobri também que, além de fanático, é conspiracionista, o que me faz querer manter uma distância ainda maior de sua pessoa.
Eu não costumo me envolver em briguinhas e quando isso acontece, eu procuro desfazer o nó o quanto antes, pois se tem uma coisa que não gosto, é pensar que existe alguém que fica me enviando vibrações negativas e criando um mal-estar toda vez que me vê.
Caramba, sou uma pessoa tão legal e você que tá lendo esse post, com certeza sabe disso. Não me lembro de ter tido um único inimigo em toda minha vida, e embora a palavra soe forte e dramática, é exatamente isso que o tal senhor vê em mim: um inimigo.
Tudo começou por conta de um comentário meu a respeito das citações do tal colega. Eu curso Letras, não Teologia, mas grande parte dos alunos do meu curso é Evangélica. Até ai, tudo bem, porque a religião deveria pouco importar quando o assunto é educação. O colega em questão tem o hábito de usar citações da Bíblia em todas as suas postagens, citações que não tem nada a ver com o tema proposto. Eu, na maior inocência, comentei que ele estaria fugindo do tema e que o excesso de citações do Evangelho, deixava seus comentários previsíveis.
Para que, né? Agora, ele publica em todos os fóruns que apesar dos odiadores do livro sagrado de plantão (leia-se moi )ele irá continuar defendendo a Bíblia, pois graças a ela que seu casamento "flutua" ( palavras dele) há 24 anos. Será então, que se não fosse pela Bíblia, ele iria espancar a mulher? Porque eu acredito que nossas atitudes devem ser norteadas pelo bom senso, não por um livro. Se for assim, ele está dizendo que no fundo ele não presta, que precisa de alguém lhe dizendo o tempo todo o que é correto. Eu me pergunto quando foi que eu disse que era anti-Cristo ou anti-Bíblia! Que saco!
Eu, vendo que a polêmica não teria fim, tratei de me desculpar humildemente, quase uma humilhação pública e agora pergunto a vocês se o espírito Cristão dele já me perdoou ( a resposta é NÃO!). Além de não perdoar minhas palavras, ele continua fazendo minha caveira como anti-Cristo, ignorante, e otras cositas mas.
Ah, não bastando, ele publica em um fórum de faculdade que existe uma grande conspiração desde 1776 e que hoje é formada pelas grandes multinacionais, que tem como objetivo EXTERMINAR uma fatia da população, mas que nós, ignorantes, desconhecemos porque estamos ocupados demais com nossos valores vazios e superficiais.
Onde foi que fui me meter???? Ele ainda afirmou em um outro fórum que já foi agressor e que agora está do lado de Jesus. Como ele já tem uma certa idade e é argentino, fico imaginando se ele não é um ex-torturador exilado... Ao menos vocês já sabem, que se algo me acontecer, já teremos um suspeito, rs...
Apesar do tom de brincadeira, pessoas como ele me assustam d everdade, porque são esses fanáticos que se explodem, matam milhares em nome de um Deus que duvido queira ter alguma coisa a ver com isso.
Cadê a compaixão? Cadê o "amai-vos uns aos outros como eu vos amei"?
Enfim, vamos torcer para que ele não ache isso aqui, né? Mas eu duvido muito.
Aliás, eu não tenho mesmo nada contra ninguém, só contra os fanáticos, extremistas, obsessivos, não necessariamente nesta mesma ordem.

4 comentários:

Lília disse...

Sinceramente Dani, esse papo de religião hoje me enoja...
As pessoas perderam a noção, o bom senso, a caridade e o amor... que é algo que deveria vir do Cristo.
É tudo tão louco, que não sei sinceramente onde vamos parar!

Obrigada pela visita, adorei seu post!

Érika Freire disse...

Nossa, como eu deu risada! Apesar da seriedade da situação, afinal, tem um terrorista na sua cola, Dani! rsrrsr
Brincadeiras à parte, essa pessoa aí não precisa nem ser levada em consideração, pois ele é argentino!rsrs E ainda um fanático religioso. Pessoas assim tem de monte por aí. Rezai-vos por essa alma penada, literalmente! rs
Beijos

Malu disse...

Quem realmente é religioso não é intolerante, não conheço nenhuma exceção a essa regra.
Sobre esse cara, Dani, todos esbarramos com malucos na vida, é inevitável. É melhor tentar contorná-lo, embate com gente assim nunca leva a lugar nenhum.
Seu texto está ótimo, como todos os seus que li, muito divertido, apesar do tema sério. Acho que o bom humor é sua grande "arma" para enfrentar a vida! Bom pra você, bom para nós, seus leitores. Obrigada.

Dani Marino disse...

Malu e Érika, vcs são umas fofas! Obrigada pela visita!