segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O SILÊNCIO



Quando pequena era conhecida por ser tagarela demais.Não conseguia parar de falar.Existe uma grande diferença entre ser tagarela e ser comunicativa.Pessoas tagarelas falam pelos cotovelos coisas que nem sempre interessam a quem as ouve.Não conseguem lidar com o silêncio.Eu tinha um sério problema com o silêncio,pricipalmente se estava na presença de outras pessoas.Acreditava que se ninguém falasse nada,era minha obrigação dizer algo para romper o silêncio,na crença de que as outras pessoas também sentissem um enorme desconforto em relação àquele vazio entre as falas.
A pessoa comunicativa fala bastante também,mas na maior parte do tempo,fala de coisas interessantes do ponto de vista de quem as ouve.Consegue usar a pontuação e parar se necessário.
Hoje eu continuo falando bastante,mas me surpreendo como consigo apreciar o silêncio.Pensei nisso ontem enquanto voltava de viagem: as pessoas no carro nada diziam,não havia rádio e eu simplesmente pensava na vida e observava a paisagem que não é nova pra mim há algum tempo.Não havia nada a ser dito e o que se passava pela minha cabeça com certeza não era de interesse de ninguém.Não me incomodo mais com o silêncio e não acho mais que ele seja constrangedor...ainda assim,quando fico muito quieta,há sempre alguém que ache que tem alguma coisa errada.Bom,na verdade tem,mas logo passa.Estou quietinha,na minha e aproveitando o silêncio para colocar a cabeça em ordem.

Nenhum comentário: