sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Saturnino de Brito


— Amanda Reformas de móveis, bom dia!
— Bom dia, eu gostaria de um orçamento para pintar um berço.
—Sim, claro. Qual o endereço por favor?
— Rua Saturnino de Brito...
—SatRurnino...
—Não moça, SatuRnino...

E nessa hora eu acho que ele, o próprio Saturnino de Brito se contorceu em seu túmulo tamanha a ignorância da pobre atendente.
Tudo bem que eu não sei quem foi Carvalho de Mendonça nem muito menos sei quem Conselheiro Nébias aconselhava, mas morando em Santos é mesmo uma vergonha que nós Santistas saibamos tão pouco ou quase nada à respeito de pessoas tão importantes como Saturnino de Brito e Vicente de Carvalho.
Não lembro de ter aprendido História de Santos na escola, mas mesmo que fosse matéria obrigatória, duvido que alguém guardasse este tipo de informação. Sei que a grande maioria das coisas que me ensinaram nunca me serviu para nada. No entanto, acredito que Saturnino de Brito e Vicente de Carvalho deveriam estar incluídos nas orações diárias de todos os Santistas. Deveria existir feriado municipal para homenageá-los.
Bom, e para quem ainda não faça idéia do que estou falando, Saturnino de Brito foi o brilhante Sanitarista que projetou os canais de Santos, canais cujos quais sem eles seria impossível continuar vivendo aqui após 10 dias de chuva como acabamos de ter.
Quanto ao jurista Vicente de Carvalho, ele foi responsável por fazer com que possamos freqüentar a praia. Para quem não sabe, antes de existir o jardim na orla, havia um projeto que aprovava a construção de prédios em toda a faixa de areia, ou seja, o acesso à praia seria privilégio de poucos.
Mas quem se importa,não é mesmo?
Eu sei que me irrita muito toda vez que alguém tem dificuldade de pronunciar um nome que nem é tão difícil.
Não sei o que me entristece mais: o fato da História local não ter destaque nas escolas ou saber que se tivesse, ninguém daria a mínima.
Um pouco de cultura nunca fez mal a ninguém e, com certeza, Português também não.

Nenhum comentário: