sexta-feira, 19 de março de 2010

Despir-se


Escrever na primeira pessoa é despir-se para quem lê. Talvez não me sentisse tão vulnerável se me despisse de minhas roupas... Mentira! Sempre tive problema em me despir, desde pequena.
Não sou tímida, quem me conhece sabe bem, mas quando se trata do meu corpo, prefiro simplesmente não comentar.
Dificilmente falo a respeito e acho que nem na terapia cheguei a tocar no assunto. Definitivamente é algo que não tenho bem resolvido na minha cabeça.
Não freqüento a praia da minha cidade com vergonha de encontrar conhecidos e só vou à piscina de pessoas as quais tenho muita intimidade.Isso independe de estar gorda ou magra.
A maior parte da vida eu fui magra, na infância e adolescência, magra demais. Era a mais nova da turma e sentia vergonha de ter um corpo tão infantil quando todas as minhas amigas já eram mais desenvolvidas.
Lá pelos 20 anos comecei a engordar e então passei a brigar com a balança e mais ainda com meu espelho. O mais intrigante disso tudo é que minha relação com meu corpo não é tão diferente da relação que tenho com as coisas que faço ou escrevo, por exemplo.
Estando eufórica, acho tudo o máximo. Me olho no espelho e me acho o ser mais irresistível do planeta ,mais interessante , mais inteligente.Tudo que faço acho sensacional.
Deprimida, obviamente tudo passa a ser sem graça.
E quando estou no meio, meio cá meio lá, acho algumas coisas interessantes, outras nem tanto, mas quanto ao meu corpo, prefiro simplesmente não olhar.
Não sei por que também nunca fui muito vaidosa. Sempre preferi fazer qualquer outra coisa a passar horas no salão ou na academia. Odeio academias!Odeio o culto exagerado ao corpo. Odeio ter que ir ao salão fazer as unhas e fingir que estou interessada na conversa da manicure sobre quem vai ganhar o BBB ou o que aconteceu no último capítulo da novela.
Isso me lembra o quanto eu odeio conversa fiada de fila de banco e caixa de supermercado... Fugindo completamente do assunto.
Enfim, aqui me dou ao luxo de me despir um pouquinho... O suficiente para aliviar um pouco da tensão que meus pensamentos provocam na minha cabeça... Só o suficiente para não ficar extremamente sem graça ao imaginar o que os outros vêem ao olhar para mim.

Nenhum comentário: