quinta-feira, 11 de março de 2010

Vende-se apartamento com vista


Esse texto é resultado de um exercício proposto no curso que estou fazendo.O objetivo era escrever um crônica,partindo da frase "Da minha varanda vejo,entre árvores e telhados,o mar". de Rubem Braga :

Da minha varanda vejo,entre árvores e telhados,o mar.Bom,via!Aquele chapéu-de-sol não era tão alto.Como pôde ter crescido tão rápido?
Tudo bem,eu moro no 1º andar de um prédio que fica na subida do morro do José Menino,ou seja,equivalente ao 3º andar,eu acho.
O fato é que quando comprei o apartamento,com aquele orçamento apertadinho,num financiamento a perder de vista,o que me consolava no final de um dia de trabalho duro era aquele pedacinho de mar espremido entre dois prédios na areia da praia.
O anúncio dizia: “Vende-se apartamento em ótimo estado.Quarto,sala,cozinha e dependências.Uma vaga na garagem e linda vista para o mar”.
Hoje eu me pego pensando em alguma forma de me livrar daquela árvore sem que isto me cause maiores problemas.Será que existe crime ecologicamente perfeito?Veneno?Será que seria homicídio?Como se chama quem assassina uma árvore?Arboricida?Até imagino a manchete no jornal: “Serial killer ambiental extermina chapéu-de-sol em plena avenida da praia”.
Veja bem,eu não tenho nada contra árvores,muito menos contra os chapéus-de sol que ornam nossa cidade e providenciam sombra nos dias ensolarados,mas tente me entender:a vida toda pagando aluguel caro,tentando morar perto da praia sem nunca conseguir bancar uma vista para a orla e quando eu finalmente consigo meu pedacinho de mar,eis que o chapéu-de-sol,ali,sorrateiro,no vãozinho dos dois prédios,resolve tapar a vista que custei tanto a conseguir.
E se resolver vender o apartamento?Não poderei colocar este pequeno detalhe no anúncio?Ah,não!Me recuso!Meu anúncio vai ser assim:
“Vende-se apartamento em ótimo estado.Quarto,sala,cozinha e dependências.Uma vaga na garagem e linda vista”.
Se me perguntarem-“Cadê a vista?” – eu de pronto vou dizer: “Logo ali,o “centenário” chapéu-de-sol que no outono nos presenteia com uma linda visão do mar e nos resto do ano,suas folhas ajudam a refrescar este cenário perfeito”.

Nenhum comentário: