terça-feira, 23 de março de 2010

Sonhos e devaneios


Então ela sonha.
Sonha pela última vez. Sonha suas vidas vividas e sonha as que gostaria de ter vivido,mas não importa, ela não vai mais voltar.Poderá aproveitar cada instante de cada vida sem se preocupar em voltar.Foi esse o trato: sua vida real e finita em troca de uma vida de sonhos sem fim.
Já nem sabe mais que não está acordada, não sabe mais se está sonhando estar sonhando.
Em uma de suas vidas ela é musa inspiradora, uma das 9 filhas de Zeus que trabalha como dançarina num cabaré francês e sua performance juntamente ao efeito do absinto é capaz de inspirar milhares de artistas impressionistas como Tolouse Lautrec. Sua vida, embora limitada, a satisfaz plenamente, pois sabe que obras inteiras lhe serão dedicadas e que será imortalizada em forma de arte. Esse é seu propósito e ela cumpre seu destino feliz.
Numa outra vida ela é uma escritora. Escreve por dias a fio, sem dormir. Seus livros são lidos em mais de 40 idiomas e ela nunca esperou que pudesse ir tão longe.
Em alguma outra vida ela vive no limbo, ou pelo menos é assim que prefere chamar. Sempre esteve lá, nesta praia que é sempre cinza. Não conhece ninguém e sempre teve a mesma idade. Já não sabe mais se na verdade ela faz parte da paisagem ou se sequer existiu.... Talvez seja só uma lembrança de si mesma.
Em algum espaço sem tempo ela é uma rainha. Em seu reino não existem conflitos e quando olha pela janela do castelo ela vê o festival de woodstock. Seus amantes a visitam eventualmente. Promove orgias homéricas por semanas e depois se isola em seu castelo por mais outras semanas e somente observa todos os seus súditos se amarem, num amor sem fim.
Nunca foi mãe, em nenhuma vida. Não sabe se sentirá falta, pois esse conceito não é claro onde ela está agora. Ela anda entre seus sonhos e devaneios e se pergunta se deveria entrar em algum. Olha pelo buraco da fechadura de cada um deles e não consegue decidir por onde começar. Que porta deveria abrir primeiro?Que sonho sonhou mais de uma vez?Que sonho gostaria de esquecer?Que sonho lhe daria mais prazer?
Um sonho de você.... Esse era o nome de uma das histórias que costumava ler. Ela está sonhando a si mesma. O que acontece quando você se sonha?E agora que decidiu não voltar mais, terá a eternidade para descobrir... Um sonho de cada vez.
Já conhece tão bem o lugar e melhor ainda os não-lugares.Sabe da biblioteca onde estão todos os livros não escritos e todos os livros sonhados.Todos os seus sonhos estão lá e ela poderá ler todos,quantas vezes quiser.
Lembra-se de quando a biblioteca era a própria morte. Passaria a eternidade entre estranhos a ler os livros que quisesse e quem sabe eventualmente encontraria alguém conhecido por lá. Sabe que existe um telefone que nunca toca, mas que de tempos em tempos lhe permite fazer uma ligação para o mundo mortal, mas estando morta já não lembraria para quem ligar.
De qualquer forma, sua vida de sonhos começa agora.

Nenhum comentário: