sábado, 14 de julho de 2007

A TORRE



Essas são as torres de Bolonha-Itália.Sempre fui fascinada por torres e qualquer coisa relativa à Idade Média na Europa.Por alguma razão,essas torres me marcaram muito.Fui em vários outros lugares na Europa,vi castelos e outras construções medievais...chorei quando pisei no Louvre,mas me lembro muito bem desse dia em Bolonha.Não subi nas torres,500 degraus...nem....Elas tem alguma coisa de sombrio e triste e ao longo dos anos imaginei várias estórias acerca delas,bem no estilo Sandman.Neste dia estávamos em Florença e queríamos ir à Siena,mas devido à greve de trens (já é um evento turístico lá) nós resolvemos ir à Bolonha.Era um domingo de inverno.Tudo na cidade estava fechado.As casas,as janelas....sem vida nenhuma.Parecia uma cidade fantasma.Ninguém nas ruas....Alguns restaurantes estavam abertos e como não tinhamos mais nada a fazer,passamos o dia bebendo vinho.Achamos uma loja de quadrinhos.Tinha tudo lá,de Manara à Neil Gaiman e como não poderia deixar de ser,minha amiga comprou um quadrinho do Sandman em Italiano....no fim do dia estávamos bêbados (bom,eu pelo menos estava muito ....)e eu resolvi voltar pra Florença.Os outros ficaram.... voltei sozinha,bêbada num trem lotado...tive que sentar no chão,eu e o Sandman.....não sei se estava entendendo alguma coisa,só lembro que eu fingia ler e ria muito.Cheguei direitinho na entrada do albergue e esperei até alguém chegar para poder atravessar o bosque comigo....Um cara com um chapéu gigante chegou e me acompanhou até o Ostello....parece coisa de maluco,mas foi assim que aconteceu.... Bom,esse texto escrevi num dia que pensava nas torres...gosto muito:

Era uma torre muito alta.Sempre esteve lá.Com o tempo as pessoas passaram a ignorar aquele enorme edifício no coração da cidade.Séculos se passaram e a torre conseguiu se incorporar à arquitetura moderna,fria e sem passado.

Não,esta torre tinha história.Ao contrário dos arranha-céus recém acabados,ela tinha vida.

Por ter sempre estado lá,as pessoas se quer perguntavam sua razão de ser.

Não tem importância.Importa para quem dividiu sua história.Lá do alto se tem uma perspectiva diferente.Eu sei.Sempre estive lá.Intangível.Sozinha.

Mas ,eventualmente as coisas mudam.As torres caem.Tudo chega ao fim.

Essa torre caiu.Nada sobrou.Os escombros entre os prédios não dizem nada à seu respeito.Muito menos ao meu respeito.Ninguém se importa.A vida segue.E ninguém nunca se deu conta de sua beleza,de sua importância e de sua história.Ninguém se deu conta que a torre fazia parte da história de cada habitante da cidade e que sem notar,agora já não têm passado....assim sendo,já não têm futuro.Caíram tal como a torre.Tal como eu.

Nenhum comentário: